Como estudar melhor
Estudar não é só ler ou decorar a matéria. É comum a gente deixar para estudar na última hora do último dia antes da prova. No dia seguinte, aparece o cansaço, a gente esquece metade do que "estudou" e acaba tirando nota baixa.
Mas, atenção! Seus dias de mau aluno estão terminando! É possível aprender a estudar, seguindo algumas dicas simples. Veja só:
Horário certo- Estudar deve ter hora certa, assim como há hora para comer e para dormir. O tempo total de estudo vai depender da sua idade: crianças menores devem estudar por menos tempo, para que o estudo não pareça um castigo; quem já for mais velho pode estudar mais um pouco.
Constância- O melhor é estudar um pouco, todos os dias. Deixar para estudar em cima da prova só causa estresse. Mesmo que você consiga uma boa nota, é provável que esqueça toda a matéria logo depois.
Ambiente- Estude numa mesa, em um lugar sossegado e bem iluminado. Tente se sentar direito, numa cadeira confortável, com as costas retas e bem apoiadas. Na hora do estudo, evite distrações: iPods, TV, rádio, desligue tudo. E evite atender o telefone (a menos que você esteja só em casa, é claro!). Estudar sempre no mesmo lugar também ajuda, criando uma rotina no seu cérebro.-
Entender é fundamental- Procure entender todas as palavras da matéria, todas as frases. Não pule um pedaço difícil do texto, achando que vai entender o sentido geral lá na frente. Procure as palavras desconhecidas no dicionário, tire dúvidas com seus pais, colegas e professores. Entender a matéria é a melhor maneira de garantir uma boa nota.
Pela visão- Se você guarda melhor as coisas que vê, pode estudar destacando trechos importantes da matéria com lápis colorido; pode também fazer desenhos sobre o tema estudado, gráficos ou cartazes. Assim, a matéria fica melhor "impressa" na sua memória visual.
Pelo som- Se você guarda melhor as coisas que ouve, procure estudar lendo o texto alto, para si mesmo, ou peça a alguém para ler a matéria para você.
Em conjunto ou sozinho- Há quem estude melhor com o incentivo de uma outra pessoa; em outros casos, uma criatura a mais só atrapalha. Quem decide é você. Mas, lembre-se: a idéia é estudar, não fazer bagunça.
Importância dos pais- O apoio dos pais é muito importante para que o estudante tenha confiança em si mesmo. Peça aos seus pais para darem uma ajudinha (mas só se eles forem tranquilos - pais estressados só vão piorar a sua hora de estudo).
Direitos e deveres- Todo o mundo fala nos direitos das crianças. É, eles existem e são muito importantes. Mas toda criança também tem obrigações. Estudar é uma delas; outros exemplos são fazer a própria cama e ajudar com a louça.
Facilite um pouco a vida dos seus pais, estudando pelo menos um pouquinho toda a semana. Mingau Digital lhe deseja bons estudos!
Em breve mais dicas sobre como estudar melhor! Espero q consiga melhorar ainda mais suas notas na escola!!
Créditos: Mingau digital & Blog de Ada
Nenhum comentário:
Postar um comentário